Como criar arquivos em PDF

A maioria dos programas mais novos permite a criação de arquivos PDF diretamente, só alterando a forma como devemos proceder para fazer essa conversão. Apresentamos aqui as formas mais comuns:

 

- Opção “Salvar Como”

Talvez a forma mais comum de salvar como PDF seja através da opção “Arquivo/Salvar como...” e alterar o formato para PDF. O pacote Microsoft Office (Word, Excell, Powerpoint) possuem essa opção. O Illustrator (programa de desenho vetorial da Adobe) e o Inkscape (programa grátis de desenho vetorial) também.

 

- Opção Exportar Como PDF ou Publicar Como PDF

Outros programas criam uma opção direta para a criação do PDF, normalmente acessada pelo menu arquivo. O CorelDraw, o pacote LibreOffice (pacote similar ao Office, porém de distribuição gratuita) e o Scribus possuem uma das duas opções.

 

- Indesign

Caso você esteja utilizando a opção profissional do Adobe Indesign, para salvar em PDF você terá que ir no menu “Arquivo/Pré-definições do adobe PDF...”

 

- Impressora PDF

Mesmo que o programa que você utilize não tenha a opção de salvar em PDF, ainda é possível criar um arquivo nesse formato utilizando uma impressora PDF. As impressoras PDFs são instaladas como uma impressora real, ou seja, para criar o arquivo PDF, em vez de salvar ou exportar, você irá “imprimir” o arquivo e em vez de selecionar sua impressora, você selecionará a impressora PDF. No final ela irá solicitar para que você salve o arquivo.

Uma excelente opção de impressora PDF é o PDF Creator que pode ser baixado gratuitamente aqui ou aqui. E você ainda pode baixar um manual em português aqui.