Desafios da Autoavaliação Institucional - Cursos, Programas e Pandemia

A Avaliação Institucional da Educação Superior tem sido objeto de discussão tanto pelas Instituições de Ensino quanto pelos órgãos que orientam e regulamentam tais avaliações. Temas como metodologias de avaliação, práticas diferenciadas e reformulação de instrumentos têm pautado ações em prol da qualidade da educação superior no país. Com o objetivo de propor espaços de discussão sobre a avaliação institucional da Educação Superior, a Universidade Federal Rural de Pernambuco, através de sua Comissão Própria de Avaliação, propôs a realização do Simpósio sobre Avaliação Institucional. Sua primeira edição foi realizada em 2018, com o objetivo de partilhar e buscar experiências junto às comissões próprias de avaliação de outras Instituições de Ensino Superior, dos avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e de estudiosos da avaliação institucional da educação superior. Foram realizadas mais duas edições do Simpósio, em 2019 e 2020, de modo a dar continuidade às discussões sobre a temática da avaliação institucional. A fim de ampliar o acesso a essas discussões, a organização do Simpósio sugeriu que as apresentações fossem compiladas em artigos resultando em uma coletânea sobre a avaliação institucional no âmbito da Educação Superior. A presente obra é o resultado dos Simpósios realizados em 2019 e 2020 cujos temas discutiram a “A autoavaliação na ordem do dia: graduação e pós-graduação” e “Avaliação, inovação e comunicação em tempos de pandemia”, respectivamente.

Link para download

Publicado em 12/2021

Autor:
Isabel Cristina Pereira de Oliveira, Carlos Antônio Pereira Gonçalves Filho, José Pereira do Canto (Organizadores)
ISBN:
978-65-86547-37-5