DA ESCRITA PARA A ESCRITA

Situado na Linguística Textual, rediscutimos determinadas questões presentes no processo de retextualização, especialmente quanto aos aspectos e procedimentos envolvidos na produção de um texto-fim escrito a partir de um texto-base também escrito, levando em consideração as noções forjadas e discutidas por Marcuschi (2004). Ao apresentar um quadro teórico-metodológico que foca especificamente a retextualização da fala para a escrita,o autor acaba por deixar de fora os processos envolvidos nas produções da escrita para a escrita. Tendo essa lacuna como ponto de reflexão primário, e pensando em atividades construídas por crianças em ambiente escolar, apresentamos uma discussão que traz um quadro teórico-metodológico que abrange especificamente os aspectos e procedimentos envolvidos no processo de retextualização de gêneros escritos para gêneros escritos dentro da sala de aula, a partir de análises de atividades de intervenção didática aplicadas a alunos do Ensino Fundamental. A intenção é contribuir tanto para a melhoria do estado da arte quanto para a possibilidade de o professor/investigador possuir um caminho metodológico mais adequado no trato do retexto escrita-escrita, tendo em vista a carência acadêmica do assunto.

Mais informações: dikson22@hotmail.com

Autor: