ufrpe.br
Que software usar | Dicas de diagramação | Anatomia do livro | Dicas finais
Apresentamos aqui, de forma resumida, a estrutura básica de uma publicação comum. Nem todos os livros possuem todas as partes e nem todos os livros são iguais mas conhecendo sua estrutura básica é possível planejar melhor sua publicação.
A estrutura de um livro:
1. Elementos Pré-Textuais
São partes introdutórias do livro, que vêm antes do assunto específico tratado na obra. Segue a listagem dos Elementos pré-textuais, sendo os itens obrigatórios destacados com um asterisco:
Falsa Página de Rosto: Página simples, contendo apenas o título da obra. Serve apenas para proteção, guardando a folha de rosto.
Folha de Rosto*: Deve conter o título da obra, os autores, a edição, a editora, o local (cidade) e o ano da publicação.
Verso da Folha de Rosto*: Contém o expediente da UFRPE, Conselho Editorial e a ficha catalográfica.
Dedicatória:É a menção em que o autor presta homenagem ou dedica a obra a alguém. É colocada em folha distinta, logo após a página de rosto.
Agradecimentos: São menções que o autor faz a pessoas e/ou instituições das quais eventualmente recebeu apoio. Pode aparecer em página distinta depois da dedicatória, ou constar na apresentação, quando escrita pelo autor.
Epígrafe: É a inscrição de um trecho em prosa ou composição poética, seguida da indicação de autoria. É colocada em página distinta, logo após a página de rosto ou após a dedicatória e os agradecimentos. Pode também abrir seções da obra.
Apresentação: É o texto em que o autor apresenta a obra e a justificativa indicando a sua finalidade e as parcerias no trabalho, se houver. Apesar de não ser obrigatória, sua presença é desejável. Importante: Não confundir com a introdução, que é o texto no qual o autor expõe o assunto como um todo, situando o leitor no trabalho.
Prefácio: Consiste em texto de esclarecimento, justificativa ou prévio comentário, redigido pelo editor ou outra pessoa de reconhecida competência e autoridade. Deve começar em página ímpar e aparecer antes do sumário.
Sumário*: A enumeração dos capítulos, seções ou partes da obra, na ordem em que aparecem no texto. Se a obra for apresentada em mais de um volume, em cada um deles deve constar o sumário completo da obra. Deve ser apresentado em página distinta, sendo colocado após todos os outros elementos pré-textuais. Não deve ser confundido com o índice, que é um elemento pós-textual e opcional do livro.
2. Elementos Textuais
Em geral livros técnicos e textos acadêmicos compõem-se das seguintes partes: a Introdução, que é o texto no qual o autor expõe o assunto como um todo, situando o leitor no trabalho; o Desenvolvimento, principal parte do trabalho organizado de acordo com a pesquisa fundamentada e pormenorizada; e a Conclusão, referente às descobertas e observações idealizadas no fim do trabalho.
Contudo podemos observar variações desse modelo, como, por exemplo, os livros compostos por uma coleção de artigos, em que cada artigo terá sua introdução, desenvolvimento e conclusão, ou textos não técnicos, como poesia, romance, contos e crônicas.
3. Elementos Pós-Textuais
Apesar de não serem obrigatórios, vários elementos pós-textuais são desejáveis, principalmente nos livros técnicos e científicos – sendo as Referências as mais importantes (Bibliografia; endereços de sites ou publicações digitais consultados), que devem seguir a norma da ABNT.
Os principais elementos pós-textuais são:
Posfácio – Texto composto por um adendo, uma explicação ou uma advertência.
Referencias e/ou Bibliografia – descrição do conjunto de elementos das obras citadas no livro (tais como título, autor, editora, local de publicação e outras) que permite a sua identificação. Pode vir no final do livro ou dos capítulos e deve seguir as normas da ABNT.
Apêndices – São elementos opcionais, compostos por textos ou documentos elaborados pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade principal da obra
Anexos – São os documentos não elaborados pelo autor, que servem de fundamentação para o texto, comprovação da argumentação ou ilustração, como mapas, leis, estatutos etc.
Índice – lista, geralmente em ordem alfabética, que inclui todos ou quase todos os itens (temas, tratados, nomes próprios mencionados) que se consideram de maior importância no texto de uma publicação, juntamente com sua localização na obra.
Glossário – Listagem com o significado de termos e palavras pouco usuais utilizadas no texto da obra.
Errata – documento que acompanha uma obra, elaborado posteriormente a sua publicação que elenca seus erros e suas respectivas correções.
Que software usar | Dicas de diagramação | Anatomia do livro | Dicas finais